Televendas: (11) 2388-8200

Precisa de ajuda? Buscar
Bag
Bag

Chegou o Ana de Açúcar, nosso slip on de origem renovável!

17 Nov

A gente sabe que para criar um futuro mais gentil com o planeta precisamos dar o primeiro passo hoje mesmo, por isso, ter um produto de origem 100% renovável era um enorme desejo, e agora te convidamos a vir com a gente nessa caminhada.

Sabe o que dá para fazer com a cana de açúcar? Caldo de cana (a famosa “garapa”), etanol, açúcar e, a partir de agora, o novo Ana de Açúcar, o mais novo slip on da Anacapri! Ele é produzido com EVA I’m Green™ bio-based da Braskem, uma alternativa sustentável para o seu guarda-roupas, e nós vamos te contar tudinho sobre esse assunto. Aperta o play!

Mas o que significa a marca I’m Green™ da Braskem?

A marca I’m Green™ foi criada pela Braskem para identificar os produtos feitos a partir de fontes renováveis, como é o caso do Ana de Açúcar, produzido com EVA verde que vem da cana de açúcar.


E como é feito esse calçado?

Com muita pesquisa, tecnologia e sustentabilidade, mas a gente descomplica pra você: a cana de açúcar vira etanol, que vira Ana de Açúcar. E o mais legal é que esse processo não altera em nada o conforto, leveza e o visual super moderno dos nossos queridinhos slip ons. *Saiba mais sobre este processo no final do post. <3


Cuidando das nossas pegadas

Como o Ana de Açúcar é feito de uma fonte renovável, ou seja, possui origem natural - no caso, a cana de açúcar, isso representa uma redução na emissão de gás carbônico, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. 


Três dicas sustentáveis para colocar em prática hoje mesmo!

E para fechar, que tal conhecer três dicas sustentáveis que a gente já consegue colocar em prática hoje? 


A primeira delas é bem simples: reduza a quantidade de vezes que você lava sua roupa. Principalmente para quem está trabalhando em casa, a maioria das peças não precisam ser lavadas após um único uso. Além de economizar na conta de luz, água e nos produtos de limpeza, suas roupas ainda vão durar muito mais tempo. E você pode criar um spray com água e algum óleo essencial de sua preferência para borrifar nas peças e deixar com um cheirinho gostoso!


A segunda dica é sobre alimentação. Planejar suas refeições é uma maneira de evitar o desperdício, o delivery e ainda por cima se alimentar melhor. Então, escreva o que você quer comer em cada refeição daquela semana, olhe o que tem na geladeira e na dispensa antes de fazer a lista de mercado e dê preferência para compras a granel. 


A terceira e última dica é: conheça os resíduos que você produz. A gente já sabe que é suuuper importante separar o que é reciclável do que não é. Mas você sabia que devemos lavar as embalagens antes de descartar? Pois é, aquele potinho de iogurte, por exemplo, deve ser levado antes de ir para a reciclagem. E além disso, podemos ampliar nosso olhar para descobrir que não existe apenas resíduo reciclável e resíduo orgânico. Cascas de frutas e restos de comida podem virar adubo, ou seja, serão reciclados também, e só cerca de 10% do que nós produzimos é, de fato, lixo. Para ficar ainda mais por dentro desse assunto, indicamos o blog Uma vida sem lixo, da Cristal Muniz.  


Afinal, ser mais gentil com a gente e com o planeta não precisa ser complicado! ;)

Processo de Desenvolvimento


Etapa 1: Plantação e Moagem da CANA-DE-AÇÚCAR

A cana de açúcar é cultivada em duas regiões no país: Nordeste e Centro Sul do Brasil (São Paulo, Mato Grosso).  Sendo essa a região do seu Ana de Açúcar.

Pós colheita nos meses de Abril a Novembro, a cana é enviada ao e transformada em: comida (para produção de Açúcar) e etanol (para produção de combustível ou polímero/plástico). 

Curiosidade: A área total de produção de cana de açúcar no Brasil é 2,4 % da área total do país. Desses 2,4 %, somente 0,02 % é para a produção de bio-plásticos.

 

Etapa 2: Geração de ETILENO VERDE

A Braskem* compra o etanol, desidrata o mesmo até gerar o etileno verde (um gás que após essa etapa é enviado para polimerização (etapa a seguir!)

*A Braskem é uma empresa brasileira do ramo petroquímico, produtora de resinas termoplásticas. E que se uniu com a Anacapri para fazer o Ana de Açúcar!


Etapa 3: Produção do polímero

Assim que o Etileno Verde chega à planta de Polimerização, ele é transformado em polímero, ou seja, essas bolinhas que você está vendo!

Curiosidades:

O que é a polimerização? É um processo químico.

Quanto tempo demora esse processo? A cada segundo é produzido 2,5kg de polímero!


Etapa 4: Ana de Açúcar

E por fim temos o Ana de Açúcar, um sapato leve e confortável para você e para o mundo.


você também vai gostar